book

“Os que seguem Deus são como uma árvore de vida”
Provérbios 11:30 –

Ofereci ao Avô um livro em branco no seu 88º aniversário. Num breve apontamento na primeira página estava, em lugar da habitual dedicatória, um desafio. Era o desafio para o Avô escrever fragmentos da sua vida ao longo daquelas páginas, na esperança de que aquele livro se tornasse um depósito das suas histórias e sabedoria, e de tudo aquilo que Deus tinha usado para construir a sua vida. As páginas ficaram em branco, não porque nada houvesse a registar, mas antes porque o Avô nunca escreveu nelas. Quando recebeu o presente e leu o desafio, sorriu simplesmente. Depois disse-me que seria eu a fazê-lo.  A ideia de escrever um livro sobre ele nasceu ali e, em obediência ás suas palavras, comecei a coleccionar as suas memórias a partir daquele dia.

O livro pretende ser um registo daquilo que ele era – um elogio à sua vida exemplar, ao seu testemunho, à sua sabedoria e ao seu sentido de humor inigualável, uma fonte de inspiração. Quanto ao título do livro, a primeira entrada deste blog trata esse assunto.

Sendo uma colecção de memórias, este trabalho depende da colaboração de amigos e familiares que acompanharam o Avô durante décadas. No final, o livro ficará disponível para todos, tal como sempre foi visível para todos o livro vivo que a vida do Avô foi…