FOTOS ANTIGAS 013

Francisco Mateus algures no passado

Escrever um livro é uma tarefa motivadora quando o tema é interessante. Se o tema é fascinante, a tarefa torna-se quase sublime.  E temas fascinantes não faltam quando se fala de alguém com um carácter singular como Francisco Soares Mateus, mais conhecido por Avô Mateus, mas igualmente reconhecido como Sr. Mateus, Irmão Mateus, ou simplesmente O Mateus.

Sabendo do interesse de muitos amigos e familiares em preservar a sua memória, este blog pretende manter os futuros leitores a par do progresso da escrita do livro de memórias e, ao mesmo tempo, envolvê-los no processo de escrita, através da partilha de todo o tipo de informação sobre O Mateus.

O livro será uma colecção de histórias e memórias de alguém que se destacou como pessoa, amigo, pai, avô, irmão e, mais importante, como servo de Deus. A ideia do livro, assim como o seu título – Uma Árvore de Vida – nasceu no dia em que um neto se cruzou, não por acaso, com uma frase do livro de Provérbios no Antigo Testamento: ”Os que seguem Deus são como uma árvore de vida.” Num momento de rara lucidez, percebeu imediatamente que o seu Avô era uma dessas árvores.

Um álbum de memórias é uma melhor definição para este trabalho do que propriamente um livro. Entre inúmeras alusões ao passado do Avô Mateus (como é apresentado ao longo do livro), são as histórias, muitas delas de momentos pessoais Avô-neto(s), que mais se destacam.

Todos os comentários às mensagens adicionadas ao blog são bem-vindos, especialmente se relembrarem o passado d’O Mateus.

Anúncios